Livro " A Psicologia da Criança " PIAGET, Jean. 18ª edição. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2003.
A psicologia da criança Jean Piaget– 18ª Edição 2003.
Tópicos deste artigo:
2. Como
está organizada a Obra “ A Psicologia da Criança” - Piaget?
2.1 Capitulo
um (1)
2.2. Capitulo
dois(2)
2.3. Capitulo
três (3)
2.4. Capitulo
quatro (4)
Detalhes da Obra.
Título: A psicologia da criança
Autor: Jean Piaget & Barbel Inhelder
Local e Data (Ano) de Publicação: Rio
de Janeiro, 2003
Edição: 18ª; Editora: Bertrand Brasil.
Como está organizada a Obra “ A Psicologia
da Criança” - Piaget?
Em
"A psicologia da criança", de Jean Piaget, o conteúdo é estruturado
em quatro seções principais. A primeira seção concentra-se no crescimento motor
e perceptivo da criança, a segunda seção concentra-se no desenvolvimento da
inteligência, a terceira parte explora a formação do pensamento moral e a quarta
parte explora o desenvolvimento das operações concretas.
Capitulo um (1)
Piaget
descreve os estágios do desenvolvimento perceptivo e motor de uma criança desde
o nascimento até os dois anos de idade na primeira seção. Durante esse período,
a criança inicia um processo de descoberta no qual usa seus sentidos e
movimentos corporais para explorar o ambiente.
Capitulo dois(2)
Piaget
elucida como a inteligência evolui nas crianças na segunda parte. Ele descreve
quatro estágios primários do desenvolvimento cognitivo: o estágio
sensório-motor (de zero a dois anos), o estágio pré-operatório (de dois a sete
anos), o estágio de operações concretas (de sete a 11 anos) e o estágio de
operações formais (de 11 anos em diante).
Capitulo três (3)
A
terceira parte da obra de Piaget investiga o desenvolvimento do pensamento
moral nas crianças. Ele argumenta que a moralidade se desenvolve
através de uma interação social construtiva, onde as crianças aprendem
gradualmente a distinguir entre comportamentos certos e errados.
Capitulo quatro (4)
A
"Psicologia da Criança" de Piaget dedica seu quarto capítulo à
evolução dos processos cognitivos concretos. O período das operações concretas,
que vai dos 7 aos 12 anos, é caracterizado pela capacidade da criança de
aplicar operações mentais a objetos concretos e reconhecer conexões lógicas.
Consequentemente, a criança pode categorizar objetos, compreender o princípio
da conservação da quantidade (ou seja, o volume de água em um copo permanece o
mesmo independentemente de qualquer mudança de recipiente) e compreender o
conceito de reversibilidade (que as ações podem ser desfeitas).
Durante
esse estágio de desenvolvimento, Piaget dá grande ênfase ao significado da
brincadeira, pois oferece às crianças a oportunidade de explorar objetos e
conceitos, testar hipóteses e cultivar suas habilidades cognitivas.
Adicionalmente, Piaget salienta a importância de adaptar os métodos de ensino à
capacidade mental da criança nesta fase, para permitir a progressão gradual para
operações formais.
Em geral,
"A Psicologia da Criança" é uma obra importante para entender como as
crianças se desenvolvem mentalmente e emocionalmente. As ideias de Piaget
influenciaram significativamente a psicologia do desenvolvimento e continuam
sendo relevantes hoje em dia.
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