Livro "A Psicologia da Criança" PIAGET, 18ª edição - Baixar PDF

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 Livro " A Psicologia da Criança " PIAGET, Jean. 18ª edição. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2003.

A psicologia da criança Jean Piaget– 18ª Edição 2003.

Tópicos deste artigo:

1. Detalhes da Obra. 1

2. Como está organizada a Obra “ A Psicologia da Criança” - Piaget?. 2

2.1 Capitulo um (1). 2

2.2. Capitulo dois(2). 2

2.3. Capitulo três (3). 2

2.4. Capitulo quatro (4). 2

3. Ler online em PDF.. 3

4. Baixar a Obra “ A Psicologia da Criança” - PIAGET em PDF

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Detalhes da Obra.

Título: A psicologia da criança

Autor: Jean Piaget & Barbel Inhelder

Local e Data (Ano) de Publicação: Rio de Janeiro, 2003

Edição: 18ª; Editora: Bertrand Brasil.

 

Como está organizada a Obra “ A Psicologia da Criança” - Piaget?

Em "A psicologia da criança", de Jean Piaget, o conteúdo é estruturado em quatro seções principais. A primeira seção concentra-se no crescimento motor e perceptivo da criança, a segunda seção concentra-se no desenvolvimento da inteligência, a terceira parte explora a formação do pensamento moral e a quarta parte explora o desenvolvimento das operações concretas.

Capitulo um (1)

Piaget descreve os estágios do desenvolvimento perceptivo e motor de uma criança desde o nascimento até os dois anos de idade na primeira seção. Durante esse período, a criança inicia um processo de descoberta no qual usa seus sentidos e movimentos corporais para explorar o ambiente.

Capitulo dois(2)

Piaget elucida como a inteligência evolui nas crianças na segunda parte. Ele descreve quatro estágios primários do desenvolvimento cognitivo: o estágio sensório-motor (de zero a dois anos), o estágio pré-operatório (de dois a sete anos), o estágio de operações concretas (de sete a 11 anos) e o estágio de operações formais (de 11 anos em diante).

Capitulo três (3)

A terceira parte da obra de Piaget investiga o desenvolvimento do pensamento moral nas crianças. Ele argumenta que a moralidade se desenvolve através de uma interação social construtiva, onde as crianças aprendem gradualmente a distinguir entre comportamentos certos e errados.

Capitulo quatro (4)

A "Psicologia da Criança" de Piaget dedica seu quarto capítulo à evolução dos processos cognitivos concretos. O período das operações concretas, que vai dos 7 aos 12 anos, é caracterizado pela capacidade da criança de aplicar operações mentais a objetos concretos e reconhecer conexões lógicas. Consequentemente, a criança pode categorizar objetos, compreender o princípio da conservação da quantidade (ou seja, o volume de água em um copo permanece o mesmo independentemente de qualquer mudança de recipiente) e compreender o conceito de reversibilidade (que as ações podem ser desfeitas).

Durante esse estágio de desenvolvimento, Piaget dá grande ênfase ao significado da brincadeira, pois oferece às crianças a oportunidade de explorar objetos e conceitos, testar hipóteses e cultivar suas habilidades cognitivas. Adicionalmente, Piaget salienta a importância de adaptar os métodos de ensino à capacidade mental da criança nesta fase, para permitir a progressão gradual para operações formais.


Em geral, "A Psicologia da Criança" é uma obra importante para entender como as crianças se desenvolvem mentalmente e emocionalmente. As ideias de Piaget influenciaram significativamente a psicologia do desenvolvimento e continuam sendo relevantes hoje em dia.


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