Livro "Pedagogia do Oprimido"
FREIRE, Paulo. 17edicao. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.
Pedagogia do Oprimido – 17ª Edição 1987.
Tópicos deste artigo:
2. Como
está organizada a Obra “Pedagogia do oprimido” - FREIRE?
Detalhes da Obra.
Título: Pedagogia do Oprimido
Autor: Paulo Freire
Local e Data (Ano) de Publicação: Rio de Janeiro, 1987
Edição: 17ª; Editora:
Paz e Terra
Como está organizada a Obra “Pedagogia
do oprimido” - FREIRE?
A
"Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire está estruturada em quatro
capítulos distintos: "A Justificativa da Pedagogia do Oprimido",
"O Diálogo como Encontro de Sujeitos", "A Educação como Prática
da Liberdade" e "Ação Cultural pela Liberdade ".
O
capítulo inicial da obra de Freire apresenta o raciocínio por trás da pedagogia
do oprimido, enfatizando a exigência de uma educação que não seja repressiva e
que reconheça as experiências de seus alunos. O autor passa a discutir o
diálogo como meio de comunicação entre os indivíduos no capítulo seguinte,
ressaltando a importância da escuta atenta e da estima mútua.
Freire
investiga o conceito de educação como uma prática de liberdade no terceiro
capítulo, onde defende que a educação seja uma ferramenta de libertação e não
de subjugação. O quarto capítulo enfoca a ação cultural pela liberdade,
enfatizando a importância de os indivíduos estarem conscientes e ativamente
envolvidos na transformação de sua realidade.
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